sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Resenha - A Menina Que Roubava Livros


Nome: A Menina Que Roubava Livros
Autor: Markus Zusak
Ano: 2007
Editora: Intrínseca
Quantidade De Páginas: 494
Gênero: Literatura Estrangeira - Romances
Preço: R$12,45(Submarino)
Sinopse: Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em A Menina que Roubava Livros. Desde o início da vida de Liesel, na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. 

Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O Manual do Coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. 

E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. 

Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena. (Fonte:Submarino)

Nota:4/5 

Resenha:O livro se passa numa Alemanha nazista onde estava tendo a Segunda Guerra Mundial e Hitler estava no poder.Liesel Meminger é uma menina que foi entregada para Rosa e Hans Hubberman pois seus pais eram comunistas.O primeiro livro que ela rouba foi antes de chegar na casa dos Hubberman.Foi quando seu irmão morreu na frente dela e sua mãe - sua verdadeira mãe - e elas foram ao cemitério para enterrá-lo.Liesel e seus pais de criação viviam em um bairro humilde e foi aí que ela conheceu Rudy Steiner - que mais para frente se torna seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve - pois eles jogavam futebol juntos.
Hans Hubberman tinha muito apego a Liesel e assim ensinava a ela a ler.E assim eles liam juntos todos os livros que Liesel roubava.Algum tempo depois,Hans trouxe para casa Max que era um judeu e ficava escondido no porão da casa deles.No começo,Liesel estranhou e muito mas depois Liesel e Max se tornaram grandes amigos.
E em alguns dias,houveram bombardeios e as pessoas se escondiam em um porão adequado que o Governo mandava.Mas Max não podia ir com eles pois não poderiam descobrir que era um judeu e se descobrissem não só ele mas a família toda sofreria consequências.Nada aconteceu a Max nesses dias de bombardeio.Liesel sempre ia a casa do prefeito pegar as roupas pois sua mãe que lavava as roupas e a mulher do prefeito deixava ela ir a biblioteca e ler.Certo dia,eles disseram que não queriam mais o trabalho dela.Então um dia,Lisel e Rudy foram lá e roubaram um livro.E assim Liesel continuou com essa rotina de ir roubar um livro lá.Mas às vezes além de roubar livros,eles roubavam comida pois não eram ricos,eles eram humildes.
Certo dia,uns soldados estavam recrutando alguns judeus para ir ao Campo De Concentração.Hans Hubberman pegou um pedaço de pão e deu a um judeu.E por isso,ele recebeu chicoteadas.Hans achou que o Governo suspeitaria dele por traição ou algo do tipo por isso mandou Max embora para que ele fugisse.No final tudo o que Hans recebeu foi uma carta para que ele se juntasse ao partido Nazista na segunda guerra.Hans Hubberman e Alex Steiner - pai de Rudy - foram á guerra.Apenas Hans Hubberman voltou.Certo dia,houve um bombardeio que praticamente dizimou a população da Rua Himmel,que era onde Liesel vivia.Mas apenas Liesel sobreviveu a tudo isso pois estava no porão lendo.Quando Alex Steiner voltou,percebeu que sua família se fora.
No final,Liesel encontra Max de novo e assim conclui-se sua vida.
Esse livro é um livro maravilhoso.A escrita é ótima,Liesel é uma garota muito esperta que está sempre com Rudy - que sempre quis que ela o beijasse mas ela não o fez.O único problema desse livro é por ser uma história muito triste do começo até o final.Não teve momentos alegres onde Liesel pode sorrir ou festejar.

6 comentários:

  1. Mano,esse livro é mais do que perfeito. a minha irmã tinha ele mas ele sumiu ç.ç olha que dor no core. Mas é perfeito,realmente!

    http://euamotutoriais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim verdade esse livro é muito perfeito </3
      Sério?Ai que pena ://

      Excluir
  2. Esse livro é mesmo muito triste, me fez chorar vinte mil litros no final, mas não deixa de ser maravilhoso. Também gostei do filme, mas me incomodou o ator maravilhoso que escalaram para o papel de Max; foi impossível não shippar a Liesel com ele em vez do Rudy.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é muito triste mesmo ://
      Também achei isso,o Max foi um cara muito perfeito no filme.Mas no final,a Lisel não ficou nem com o Max nem com o Rudy hahahahahah

      Excluir
  3. Adoro esse livro, é um dos meus preferidos. A única coisa que eu me arrependo é de não ter lido ele antes, mas isso não muda em nada. Gosto bastante desse tema, da Segunda Guerra, e sempre me emociono. Ahh o Max <3 o Rudy <///3 O final, como sempre, triste =/
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,o livro é maravilhoso <33
      Realmente muito muito triste :/

      Excluir